7 de setembro de 2024

Dos conflitos que o digital provoca

A relação da escola com a tecnologia nunca es­teve to­talmente isenta de polémicas e conflitos. E hoje, as no­vas tecnologias digitais, com a mul­ti­plicação de ecrãs a invadir o quotidiano das crian­ças, a abrir ou­tras janelas — infinita­mente mais se­dutoras e mais difíceis de con­tro­lar —, que afec­tam a sua percepção do mundo e, desde logo, o modo como acedem ao co­nhe­cimento, os confli­tos agu­dizam-se: «Antiga­mente os livros exigiam uma abordagem li­near, hoje-em-dia exploramos os con­teú­dos atra­vés de um sistema arbores­cente de liga­ções hi­per­textuais que podem enco­rajar-nos a va­guear em vez de aprofundar um as­sunto. (...) E mesmo que a aqui­si­ção de conhe­ci­mentos pudesse ser afec­tada pelo té­dio, desis­tência ou distracção, estava sujeita a uma “or­dem da razão” (...): do mais sim­ples para o mais com­plexo. Hoje a exploração faz-se através de um sis­tema de rico­chetes per­ma­nentes, deixado em grande parte à inicia­tiva do uti­lizador» [5], que lhe dá uma falsa sensação de con­trolo do processo de ex­ploração. Afastar as crian­ças dos ecrãs se­ria, neste sentido, a conclu­são lógica. E, no en­tanto…Continuar a ler >>>

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